sábado, maio 19, 2007

Uma Inspiração Teatral Judaica

Ao ler uma a chamada para um concurso teatral de cunho judaico... pensei em um tema:
 
Focaria aquela minha antessada, que recusou o militar... ele pensou que era por ele nãos er judeu... mas ela se casa com um celta tradicional(do memso modo que a mãe dele havia feito)... na furia ele mata o marido dela... a corteja que se recusa... consegue que ela seja queimada na fogueira... o confronto antes dela morrer quando ele conta que acabou de desposar a força a filha dela de 11 anos de idade e de adotar o filhho dela como sendo dele... a vingança da filha que de inicialmente subjulgada educa o irmão e seus proprios filhos a amnterem certos valores e tradições que para ele lembravam a indignidade que ele cometeu....
Conte temporal um não judeu se apaixona por uma judia nos tempos de hoje... pensa em se converter e ao buscar sua harvore genelogica descobre a historia desta antepassada judia... sua dor e seu sofrimento...
Ele clama para ser aceito... por si e não por sua origem genetica...
no fim fica no ar se o amor vence ou a intolerancia.. cada pessoa do publico dentro de seus proprios valores faz o fechamento da historia...
é foi uma ideia... não d atempo para desenvolver para o concurso...
o mais curioso que tirando o detalhe que o cara matou o marido ... o resto da historia é veridica... e quando eu era jovem meio que me apizxonei por uma judia... por não ser judeu fui repudiadopela familia dela que a enviou para israel, e inico nos correnpondiamos, mas ai a vida segue seu curso... ainda me lembro da impafia do pai dela... anos depois ao fazer a arvre genelogica de minha familia descobri esta historia... e entendi o porque de nossos traços morfologios ... O mais engraçado ao lembrar da impafia dauele cara comigo é que descendo de uma das ultimas integrantes da casa de Davi... outro detalhe curioso desta historia é que todos descendentes dela tem olhos que mudam de cor... uma marca genetica que ela perante sua dor deixou para a posteridade... ela foi a primeira a ter tal caracteristica.
Um dia me dedico a escrever a historia dela... mas vou ter que dramatizar e preencher as lacunas dramaticas.