domingo, setembro 30, 2007

Aplaudindo Tropa de elite III

    Me questiono que aprofundamento maior poderia ter sido apresentado dentro dos limites que o roteiro se propos. Tropa de elite traz questões serias de modo pontual, e neste aspecto pontual esta o seu merito. Não sendo um dos costumeiros libelos cinematograficos que vemos por ai, que aprofundam uma só tematica a exaustão e trazem respostas prontas geralmente atreladas a valores padronizados... Tropa é na verdade uma colcha de retalhos de uma realidade multifacetada na qual bem e mal se misturam e não vemos a construção de um padrão de Heroi ou anti-heroi.
    Sem duvida tal filme choca ao tirar a categoria de heroi dos marginais, das ongs, dos movimentos que defendem os alegados "excluidos" (na minha otica os verdaderios herois excluidos não entram na  criminalidade e sobrevivem as duras penas com dignidade), questionar a relação promiscua de certos movimentos e individuos com o trafico de drogas que chega mesmo a conivencia.
    Sem duvida o filme deve constranger a todos que são havidos por identificar de imediato mocinhos e vilões e não conseguem entender que dentro de um leitura isenta, sem fechamentos formais, esse maniqueismo é mais um referencial de leitura do que um retrato fidedigno da condição humana que é cheia de prismas dubios de leitura.
    Por si só o filme é genial...  Não segue o vicio de trazer respotas prontas, padronizadas ou atreladas a discursos politicos padrões. A genialidade de tal filme esta em sua abertura de valores que nos faz pensar neste estado de Guerra que estamos inseridos e pelo qual todos temos responsabilidades.
 
    Um adendo:
    A Classe media atual é guiada pelos valores das universidades e incorporaram valores de tolerância que são manipulados pelas necessidades dos politicos populistas tanto da direita como da esquerda. Existe um padrão politico pautado em palavars de ordem de considerar a classe media pelo peril que tal apresentava parcialmente na decada de 70, do seculo passado, representada pela conduta das  "Matonas de Santana" (grupo da classe media que na decada de 70 apoiava a direita e a ditadura, grupo estre composto por matriarcas quarentonas)... na atualidade tais matriarcas estão com quase 90 anos de idade e não são as representantes tipicas da classe media.  A Classe media da atualidade é comporta pelos 30 e 40rentões filhos e netos das Matronas de Santana, individuos que fizeram faculdade, que se engajaram no movimento "Diretas Já", usaram ou tiveram contatos com drogas nas decadas de 80 e 90 e agora são o nucleo do modelo de valores da classe media... Por isso devemos evitar leituras padrões que não levem em conta as modificações que ocorreram na batida do tempo.
       
     WELLINGTON R COSTA - EDITOR       JORNAL VIRTUAL DAS ARTES       http://jornaldasartes.blogspot.com/       http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3617580           jornaldasartes@gmail.com 
 

__,_._,___