segunda-feira, novembro 19, 2007

Arte e Politica uma leitura historica.

(sem revisão, revisar)
    Ações de cunho politico não consiste só atuar em cargos ditos politicos- partidarios e administrativos.
    Levar a termo um texto que critique condições ou relações da realidade que permitam o publico ponderar e adotar ações politicas em outra esfera é a atuação politia mais significativa que artistas ligados ao Teatro podm execere e exercem cotidianamente.
    Vamos fazer uma pequena revisão historica:
    O amadurecimento politico das artes decaiu depois da ditadura militar, pois as artes era a ponta de lança que sutilmente vencia os rigidos codigos da ditadura e se contrapunha contra os detentores do poder ditatorial. Exemplos disso são faceis de serem lembrados: Eles não usam Brack Tai, Gota D'agua, Morte e vida Severina, Musicas de Caetano, Gil, Chico Buarque, Claudio Tozzi com seus parafusos e porcas em referencia  à tortura, etc.
    Finda a ditadura a questão a abordagem politica dentro das artes se arrefeceu e a maioria dos artistas comungaram com os detentores do poder com pires na mão por verbas, tal associado a ificuldade de fazer arte diante do quadro de elevada infração.
    No periodo Collor com o fechamento das leis de incentivo e extinsão do ministerio da Cultura, novamente houve por um breve periodo de interação artistica em bandeiras politicas durante o adevento dos caras pintadas.
    Depois disso a dispora cada artista ou grupo comungando com os valores de seus grupos politicos-partidarios que buscam o poder e as benesses associadas a isso incluindo as verbas para a produção das artes.  Comitante a isso elevou-se o numero de pessoas que se auto intitulam de artistas em todos os setores da arte, tal crescimento do produto arte não foi acompanhado pelo crescimento do mercado consumidor que foi decaindo (diminuição extrema da qualidade das montagens teatrais, elevação da oferta de montagens de baixa qualidade, diminuição do publico devido a concorrencia dos VK7, DVD e pela elevação da violência urbana).
    Diante deste quadro no Governo de FHC amplia-se o uso das leis de incentivo propriciando verbas para a produção de atistica. Os doiretores de teatro, atores, os produtores de cinema saem na frente no uso de tais verbas fazendo pressão para que se elevem, seguidos pelos de musia, dança e os que menos usam que são os artistas plasticos. (sem o apoio do Estado 60% da arte não ocorreria nem teria mercado que a sustentasse).
    No Governo de Lula, opta-se por uam descentralização e pel formação de mais individuos de todas as camadas sociais passam a aprender a serem artistas, artesões, produtores. Ampliam-se as verbas atraves de programas de incentivo e fomento em todos os estados e partidos pois a arte e cultura tornam-se bandeiras politicas relevantes, sugem as leis estaduais, e incentivos municipais (alguns criticos julgam isso uma retomada da antiga politica Romana de Pão e Circo). 
    O aspecto da cadeia produtiva das artes é estudado a fundo, o mercadopor bens culturais e artisticos no Brasil é finalmente decupado atraves de pesquisas de mercado e notam tenencias nas quais o investimento em arte  e cultura gera empregos, gera receita associada. Cria-se conceitos como "Economia da Cultura", "mercado Cultural" e Economia Cultural".
    Uma parcela dos artistas se profissionaliza e passa a ganhar todos os fomentos (exemplo dentro do Teatro: CPT em sp por exemplo levou 100% das verbas do Programa de Ação Cultural na area de Teatro, tal ocorreu não por manobra politicas e sim por profissionalização na elaboração de projetos para as leis de incentivo e programas de fomento). 
    Hoje o artista que queira sobreviver no mercado cultural tem que se profissionalizar e fazer projetos para as leis de incentivo e ter um produto de qualidade que agrade o binomio publico e o grande mecenas que é o Estado com suas verbas. 
    Nesta situação atuação politica dentro das artes no que tange criticar o Status quo é para abnegados que criticariam os ATUAIS detentores do poder e por conseguinte não receberiam verbas. Já aqueles que coadunam com os valores dos detentores do poder recebem verbas maiores para a produção de sua arte.
    Ou seja o engajamento politico das artes diminuiu, pois o publio sem a anuencia das verbas do Estado fica distante das artes, o Estado não estava questionando criterios de qualidade estetica e sim de tematica, condições de realização de projetos dentro das planilahs de custos apresentadas previamente. Ou seja a questão politica se atrela a valores requentados e adaptados das teses dos anos 60 que nasceram como uma reação a uma ditadura; mas hoje não vivenciamos uma ditadura mesmo que certas facções tentem alegar que ela é representada pela globalização, que em alguns poucos aspectos possa se considerada benefica... (exemplo: este modelo de apoio a artes é oriundo de criterios de globalização tal qual muitos aspectos de fomento e patrocinio a cultura) (uma possivel releitura da politica romana de pão e circo? na qual o atualcirco não é a arena de gradiadores e sim a TV digital. espetaculos teatrais e musicais absolutamente gratuitos que que não tragam questionamentos profundos sobre aspectos da atualidade e só requente abordagens do anos 60 do seculo passado?)
    Ou seja perante tais fatos considerar que na atualidade há um maior engajamento politico das artes em relação ao passado e desconsiderar historicamente quanto os artistas do passado (eu não era um deles no periodo era uma criança) sofreram nas mãos da ditaduras e mesmo assim usaram sua arte para denunciar as mazelas de viam dos detentores do poder... quem na atualidade esta usando sua arte para questionar a corrupção? a violencia? quem prefere usar sua arte para defender as teses padrões dos detentores do poder? (arte politica é aquela feita visando afzer modificações sociais, exemplos: arte na favela, arte para tirar crianças das ruas, um filme que denuncie cruamente o estado de coisas (que arte é politica:TROPA DE ELITE ou um filme da XUXA? quantas montagens teatrais tem mesmo aspecto politico, reformador ou qualidade que as tornem contundentes para o publico a ponto de serem capazes de modificar a leitura da realidade? poucas na verdade... nao maximo temos obras autorais egocentricas e detentoras dee quetionamentos narcizisas de seus proprio autores... poucas sobreviverão a batida do tempo)
   
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, November 19, 2007 10:25 AM
Subject: [forum_teatro] Re: Off-Topic ARTISTAS NA POLÍTICA

Uma opinião:
Como qualquer cidadão indivíduos artistas podem dar excelente
contribuição atuando na política, na administração, etc, desde que
tenham pendores para tais atividades; a condição social de artista
gera um tipo de engajamento político-publicitário que desvincula
ideologia política, filosófica e exercício da cidadania; a classe
artística vem lutando para reconstruir caminho do seu amadurecimento
político desde o retrocesso decorrente da ditadura militar com a
criação das atuais representações associativas em franca atividade no
momento brasileiro, por segmentada que sejam, possivelmente
caminhando para uma articulação maior.

--- Em forum_teatro@yahoogrupos.com.br, "CULTURAL" <cinecoop@...>
escreveu
>
> Oi Gente
>
> Não sei se vcs. viram o último Programa do PSB no horário gratuito
a noite.
>
> Todo o contexto das propostas políticas do Partido estavam sendo
> apresentadas pelo Ariano Suassuna e pelo Fagner
>
> Os dois foram "ancoras" das propostas que depois os dirigentes
políticos iam
> apresentando.
>
> Este engajamento político da classe artística foi visto quando do
Diretas
> Já, e até na campanha do próprio PT.
>
> Será que a população ainda nos dá este aval para sermos seu porta-
voz?
>
> O povo acredita que os artistas são uma classe bem politizada?
>
> Gostaria de ouvir opiniões
>
> []´s
>
> Roberto Cobas
>
>
>
> [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
>

__._,_.___
**********************************
FORUM VIRTUAL DE TEATRO BRASILEIRO
**********************************

COMO SE REGISTRAR NO FÓRUM:
Faça seu registro no site: http://www.yahoogroups.com

Depois mande um e-mail(em branco)para:
forum_teatro-subscribe@yahoogroups.com

PARA ENVIAR MENSAGENS AO FÓRUM (para enviar mensagens tem que estar registrado):
Mande e-mails para:
forum_teatro@yahoogroups.com

PARA SAIR DO FÓRUM:
Mande um e-mail(em branco)para:
forum_teatro-unsubscribe@yahoogroups.com

VISITE A PÁGINA DO FÓRUM:
http://br.groups.yahoo.com/group/forum_teatro/
...................................
Atividade nos últimos dias
Visite seu Grupo
Yahoo! Mail

Conecte-se ao mundo

Proteção anti-spam

Muito mais espaço

Yahoo! Barra

Instale grátis

Buscar sites na web

Checar seus e-mails .

Yahoo! Grupos

Crie seu próprio grupo

A melhor forma de comunicação

.

__,_._,___