sexta-feira, junho 01, 2007

Obras e projetos culturais

Caro Amigo,
 
    Obrigado pelo envio das obras. Ficou faltando uma, mas isso não importa muito.
    Estou fazendo um projeto de teatro para o grupo "Conexion Latina" do qual faço parte, eles são membros da CPT e tenho tido contato com o departamento de tal cooperativa de projetos culturais, para atender as necessidades do grupo. É de assustar o profissionalismo do pessoal da CPT. Não é de espantar que anualmente passem por eles cerca de 30 milhões de reais envolvendo todas as verbas de leis de incentivo, fomento, prêmios, etc... Nem me espanta o fato de saber que tal participação no mercado deles ira se elevar, muito e rapidamente. Comento isso porque hoje vejo que a questão não é poder politico, como era aventado anteriormente em nossos dialogos, é sim organização e profissionalismo nas metas trassadas.
    As empresas na atualidade que quiserem sobreviver dentro da area cultural têm que se profissionalizar, ter planos de negocios, planos e metas organizado e deter um profundo conhecimento tanto da historia cultural quanto estarem antenadas as tendencias do mercado.  Necessitam atualizarem seus discursos com as inovações teoricas e praticas do setor. Em resumo uma proatividade permeada de propositividade de iniciativas que levem em conta criterios de gestão cultural e a nascente tendencia das empresas de adotarem principios de artitetura cultural que resultem em ações concretas e eficazes dentro de politicas de inclusão sócio-educativa e de preocupações sóciais.
    Hoje, bem o sei, há milhares de instrumenos de incentivo, verbas, linhas de credito, prêmios... que não passam necessariamente por manipulações politicas e sim por profissionalismo quanto a articulação dos meios de obtenção. Para minha atuação listei as concorências, premios e fomentos em aberto na atualidade são mas de 35, perfazendo montantes que chegam a casa dos 350 milhões de reais... e esta é a fatia só deste fim de semestre.
    A relação entre o Estado, Cultura, empresas da iniciativa pivada que me proporcionou minha vivencia dentro da CCB, no Instituto Cultural , com meu contato como produtor do grupo de teatro que faço parte hoje , minha vivencia em varios setores das artes me proprocionaram uma leitura mais apurada do todo.
    Não é necessario reinventar a roda a cada avanço do caminho, nem brincar de esperimentações sem qualquer metodologia cientifica. Todas estas experiencias foram feitas no passado, publicadas quanto suas conclusões, foram feitas tendo-se grupos de controle e instrumentos estatisticos validos de analises dos resultados. Até hoje me lembro o que ocorreu, sem qualquer interferencia externa material, com aquela bancada no momento que eu soube do todo da experiência. Hoje na batida do tempo, com a calma e distanciamento me soa hilario lembrar detalhes que agora sei ter sido mera parte da experiencia... Chego  mesmo a lastimar que ela não tenha sido efetivada com uma metodologia que propriciasse a publicação das conclusões. A mera dissertação feita para empresarios me soa como algo infimo diante do dispendio de tempo, energia, material humano e locação de recursos queforam empregados em tal evento.
    Sem duvida lastimei um pouco a falta de zelo de não ser convidado sequer para as apresentações que eu ajudei a obter recursos para serem articuladas. Mas conhecendo a estrutura interna, se é que se manteve a mesma (disso nem sei e não me importa), sei que algum embananamento dos tradicionais deva ter ocorrido :) Ou seria um receio de que eu fosse reinvindicar a porcentagem de 1% que me caberia do valor recebido pelos cooperados que eu encaminhei conforme acordo previo e verbal entre nos, ou aquela leitura que por eu não estar recebendo diretamente de algum projeto passo a ser tratado como os demais cooperados que são chamados de inativos do qual não eram considerados merecedores de receber noticias, avisos ou convocações (como era a politica que a chefe do adm comentou ser a que praticava, hoje não sei se tal comentario era parte da experiencia, a verdade ou outra coisa qualquer ... A resposta nunca saberei)...
   
    De qualquer modo, tudo segue azul anil sob o céu do Brigadeiro....
    Quando der me ligue e marcamos um chopp...
 
    Um Grande abraço