sexta-feira, julho 13, 2007

Re: [roteiro_de_cinema] Mercado discute queda de público

    Participei recentemente do curso Mercado e Cultura do Instituto Pensarte e em ta curso aponta para possibilidades outras do mercado filmografico se firmar fora do padrão que vemos. A pirataria mundial é um fenomeno demonstrador que o publico não mais aceita o padrão estabelecido pelo mercado. A diminuição de publico é outro sintoma.
    Se não houvesse a meia entrada a culpa pelos valores elevados dos ingressos estaria sendo posta nos impostos, nos custos da distribuição, etc. O aspecto financeiro pesa mas há outros.
    Foi dado um exemplo muito interessante de um filme Russo/Cubano no qual uma verba ilimitada de recursos dada  um filme que contou com os melhores profissionais, o melhor equipamento tecnico, tempo, publicidade internacional e todos os recursos e a obra resultante foi ruim... demonstrando que um filme feito com o melhor da arte cinematografica pode resultar em um produto que não atenda as necessidades de consumo do mercado. No Brasil, com as leis de incentivo e programas de fomento estamos vendo um pouco isso, recursos sendo aplicados em filmes que não mais levam em conta a demanda de consumo do publico e o publico reage cada vez mais consumindo menos filmes.
    Tal falta de demanda de publico baixa não esta ocorrendo apenas no cinema mas em qualquer forma de arte que se desvincula do que o publico deseja consumir.
    Quem aqui já não viu filmes brasileiros de extrema qualidade? e uma quantidade de filmes mornos insonços dos quais nos arrependemos de ter gasto  tempo e dinheiro para ir assistir?
    Ou seja além da questão economica, temos um o distanciamento dos anseios do publico (havendo exceções como filmes da Xuxa e Trapalhoes por exemplo) e temos a realidade das novas etecnologias formas de ver os filmes em casa por canais abertos, canais pagos, DVD e em breve internet.
    Diante do quadro acima descrito qualquer produtor ou artista que deseje um filme de sucesso de publico nos cinemas terá que descer um pouco de seu pedestal e aprender a atender os anseios populares nos quesitos artisticos, mercadologicos e lutar para que o valor do ingresso caia. Sem isso, a amioria vai preferir a certeza padronizada de filmes dos EUA, onde o imaginario aristico fornece ao publico exatamente o que ele deseja consumir.
    Trilhar os caminhos , como alguns querem de fazer um cinema de raizes populescas e folcloricas também não proporcionará sucesso de publico aos incursores de tal enfoque.
    Cinema não é apenas uma questão de altas verbas de produção subvencionadas pelo Estado para se elaborar um produto que atenda os anseios de consumo da população...
    No papel os projetos podem soar fantasticos como atendendo as necessidades do publico mas na pratica não atendem.
    Quem sabe este novo metodo das leis de incentivo no qual existem fundos nos quais se aplica parte dos impostos e estas tais fundos subevencionam filmes que se derem lucro pagam dividendo ao fundo que retornama ao investidos... nos teremos a produção de filmes que atendam as necessidades do publico.
 
    Wellington R. Costa

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